Fotografia analógica resiste na “era digital”

O estágio atual de evolução da fotografia digital dá a impressão de que a fotografa analógica foi extinta. Contudo, apesar das dificuldades, a fotografia analógica ainda resiste. Para permanecer não apenas entre os mais românticos e saudosistas, tem se investido em inovações e aprimoramentos para esse tipo de fotografia.

Esse é o ambicioso projeto da empresa “Impossible”. A empresa adquiriu uma das últimas fábricas da Polaroid na Holanda e, desde então, vem desenvolvendo produtos que mantêm legado de sua antecessora.

Polaroid: fotografia analógica instantânea

Polaroid: fotografia analógica instantânea

Da Polaroid a Impossible: o recomeço

A empresa Polaroid Corporation surgiu a partir do desenvolvimento do filme polaróide (polarizador). Esse filme, como o próprio nome sugere, tem a propriedade de polarizar a luz e por isso além de ser utilizado na fotografia, também serve para óculos de sol e microscópios óticos.

O filme polaróide foi patenteado em 1929. A partir desse material, houve um notável desenvolvimento da fotografia, que permitia a amadores e profissionais obterem fotos instantaneamente com apenas um clique.

Entretanto, com a difusão e o aprimoramento da fotografia digital, as máquinas da Polaroid a perderam muito espaço. Em conseqüência disso, bem como de indícios de fraude, a Polaroid Corporation não conseguiu se adaptar e terminou indo à falência em 2008.

O que parecia ser o fim desse conceito de fotografia acabou sendo o recomeço. Isso porque, em outubro de 2008 foi fundada a “Impossible”. A empresa surgiu do entusiasmo de dez ex-funcionários da Polaroid, que dominavam diferentes etapas de produção do filme instantâneo e se uniram para adquirir os direitos sobre a marca.

Desde então, a Impossible vem desenvolvendo o projeto homônimo que visa adaptar a fotografia analógica a artefatos contemporâneos. Um dos produtos da empresa foi o “Impossible Instant Lab”, que faz impressões instantâneas do iPhone.

Impossible Instant Lab: fotografia analógica para Iphone

Impossible Instant Lab: fotografia analógica para Iphone

O produto funciona como uma espécie de laboratório de fotografia analógica, permitindo que as fotos tiradas com o Iphone sejam impressas instantaneamente, assim como uma máquina fotográfica Polaroid. Com isso, os usuários do Iphone podem ter a mesma experiência de quem fotografa utilizando esse tipo de câmera.

Graças a produções como essa, a fotografia analógica adquire nova roupagem e funcionalidades, adequando-se às novas tecnologias. Com esses recursos, a fotografia com filme polaróide se moderniza, alcançando uma sobrevida que parecia improvável em plena “era digital”.

Impossible Instant Lab em funcionamento

Impossible Instant Lab em funcionamento

Para conhecer melhor o trabalho da empresa, vale a pena conferir esse documentário que mostra um pouco das etapas de produção na fábrica da Impossible:

Por: Gustavo Costa

Referências:
http://photos.uol.com.br/materias/ver/78268

http://www.the-impossible-project.com/about/

http://www.queimandofilme.com/2011/12/06/os-filmes-polaroid-estao-de-volta-com-a-impossible/

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI25340-15259,00-POLAROID+DE+VOLTA+AO+MERCADO.html

Sobre Fotografia: da anlogica ao digital

Somos alunos do curso de comunicação em Produção cultural,atualmente matriculados na disciplina de Comunicação e Tenologia, que por sua vez nos impulsionou a criar este blog.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Fotografia analógica resiste na “era digital”

  1. Pingback: E o Instagran, o que é? | Fotografia: do analógico ao digital

Deixe um comentário