E o Instagran, o que é?

imagesInstagram é um aplicativo gratuito que combina editor de fotografias com rede social, ele permite aos usuários tirar fotos, aplicar um filtro e depois compartilhá-las no Twitter, Facebook, Foursquare e Tumblr, incluindo o próprio Instagram. Esse aplicativo foi projetado e desenvolvido pelo brasileiro Mike Krieger e pelo norte-americano Kevin Systrom, inicialmente para uso em Smartphones Apple iOS sendo posteriormente disponibilizado no sistema Android, o que para alguns perdeu um pouco da aura de exclusividade do Instagram, pois até pouco tempo atrás, publicar uma foto no Instagram era símbolo de status, afinal só quem tinha um iPhone podia participar dessa seleta rede social de fotos estilosas.

Recentemente o conteúdo do Instagran foi expandido para além destes sistemas móveis estando agora disponível também em computadores pessoais, nomeadamente com sistema operativo Windows, o que aliás fez o seu uso e popularidade aumentarem consideravelmente,  além do aplicativo permitir aos seus usuários compartilharem imagens disponibiliza também uma grande variedade de filtros artísticos e efeitos que são comuns em editores de imagens.

Dois impulsos opostos empurram a produção de imagens para o futuro e para o passado, o Instagram permite que uma imagem captada por celular seja compartilhada em segundos com um número ilimitado de pessoas. Na outra ponta, a Lomografia (ver post Lomografia um novo analógico) ressuscita o filme, a revelação, o papel, a surpresa. Ambos são esteticamente semelhantes   a ponto de  confundir os que veem, efeitos de foto escurecida com cores centralizadas usando luz natural, por exemplo que é um efeito da Lomo, foi parar no Instagram que oferece o “mesmo” efeito, fundindo-se  em  um hibridismo visual entre a  Lomo de mecanismo analógico com o instagran, de mecanismo digital e móvel.

images (1)Com o Instagram, as fotografias, com efeito, lomo se tornaram moda nas redes sociais, popularizando-a, que apesar de poder ser digitalizada, ela não tinha esse poder midiático que o instagran proporciona. Por fim ficou claro que Instagran não é maquina e sim um filtro, um aplicativo,  portanto ele não fotografa, porém tem a capacidade de aproximar mais ainda o passado do presente, como foi visto em post anterior  (ver post Fotografia Analógica Resiste na Era digital), com Impossible Instant Lab, que faz impressões instantâneas do iPhone,  como faziam as polaroides. É o Hibridismo de tecnologias que aproxima mais e mais  a fotografia da geração imagética.

About these ads

Sobre Fotografia: da anlogica ao digital

Somos alunos do curso de comunicação em Produção cultural,atualmente matriculados na disciplina de Comunicação e Tenologia, que por sua vez nos impulsionou a criar este blog.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s